SERRA DE SÃO JOSÉ, PONTO MAIS ALTO DO RIO GRANDE DO NORTE, COM 831 METROS DE ALTITUDES

SERA SÃO JOSÉ, PONTO MAIS ALTO DO RIO GRANDE DO NORTE, COM 831 METROS DE ALTITUDES

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

SERRA SÃO JOSÉ - LUÍS GOMES

 


A SERRA SÃO JOSÉ, situada na Microrregião de SERRA DE SÃO MIGUEL, Mesorregião OESTE  do Estado do Rio Grande do Norte, sendo o segundo  ponto mais alto do Rio Grande do Norte, com 831  metros de altitudes. Alta, comprida, parecendo plana em cima e sempre verde, abrange os municípios de LUÍS GOMES, VENHA VER, ENCANTO, DOUTOR SEVERIANO e RIACHO DE SANTANA, que já abrigou animais silvestres, deixa sempre em quem a contempla, mesmo de longe, um enlevo de encantamento, beleza e majestade, tamanha a sua importância.

Segundo velha tradição, seu nome teria se derivado do amor, da confiança e da devoção a SÃO JOSÉ, padroeiro das CHUVAS, tornando a serra mais altaneira, majestosa, triunfante e desafiadora, dando a entender que o seu batismo lhe trouxe mais vida e beleza.

Ao lado de tudo isto, certamente, um potencial fabuloso de minérios. Pedras preciosas e até ouro, não esquecendo um sonho, um desejo, uma vontade de que haja também petróleo. Que mundo de beleza e riquezas é esta serra bonita e majestosa de São José.

SERRA SÃO JOSÉ - LUÍS GOMES

 

A Serra de São José em Luís Gomes, Estado do Rio Grande do Norte, é uma região de beleza natural e fé, parte da paisagem do Alto Oeste Potiguar, conhecida por sua caatinga, riachos e a presença da cidade que leva o nome do desbravador Coronel Luís Gomes, que ali se estabeleceu no século XVIII, sendo um local de história, tradição e pontos turísticos como a Cachoeira do Relo e o Santuário de Santana, destacando-se pela sua rica geografia e cultura local.